Bem vindos

Bem vindos
Esse é seu espaço de discussão e reflexão. Visite-o sempre

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Projeto Monitores em Ação - Ano 2010

A sociedade avança nas demandas e fomenta as descobertas para esse atendimento. Mas não basta somente pesquisar, há que chegar para a sociedade os resultados das pesquisas. Nesse ponto fecha o ciclo da espiral ensino, pesquisa e extensão. Espiral porque ao partir de um ponto no ciclo traduzido pelo ponto de partida em termos de uma dada realidade, na mudança oriunda da aplicação da ciência ou pelo conhecimento popular o conjunto das coisas e fenômenos por seu dinamismo já não opera ou existe no mesmo ciclo, já ocupa outro nível superior, nesse aspecto não se considera o recrudescimento em absoluto, tomado o conjunto da obra humana. Claro que o repensar e decidir sobre a não repetição de erros é imperativo ao desenvolvimento humano e social.

O fazer, portanto, envolve a decisão que por sua vez contém o impulso do aprendizado, o que aconteceu e o do presente, levando-se em conta que ambos impulsionam o novo. Daí os insights com que pesquisadores, sejam populares ou das universidades ou centros de pesquisa, se debruçam na lida diuturna por descobrir novas formas e fórmulas, modelos, produtos, conceitos, enfim, algo novo para substituir ou integrar o rol de atendimento das necessidades humanas, rompendo paradigmas.
 
Pode-se afirmar que tal iniciativa coloca os alunos em destaque não porque eles esteja fazendo algo “fora do comum”, mas sim por estar cumprindo seu papel fundamental alicerçado no tripé ensino-pesquisa-extensão, mesmo que por meio de uma experiência pequena em termos geográficos de alcance, mas com certeza de grande vulto pelos resultados educacionais e sociais.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu acho que a sociedade tem que fazer muitas coisas boas para os seus cidadães mas não basta apenas isso é preciso que as pessoas tambem façam a sua parte.